A dieta do palhaço na verdade faz parte de um documentário norte-americano chamado “Super Size Me” em 2004, escrito, produzido e realizado por Morgan Spurlock que é um diretor independente.

O motivo que levou Spurlock a investigar e escrever o documentário foi o aumento crescente da obesidade entre os norte-americanos sendo que nos Estados Unidos ela foi considerada uma epidemia e também depois de um processo que o Mcdonalds recebeu de duas garotas que alegaram ter ficado obesas por comer nessa rede.

Nos Estados Unidos o fast food é uma mania nacional e para grande parte da pessoas essa acaba sendo a única fonte de alimentação, um vez que por ser uma megalópole o deslocamento entre casa/trabalho enfrenta dificuldades de distância, sendo assim comer em lanchonetes se tornou uma necessidade básica.

a dieta do palhaço

A proposta que o cineasta quis trazer sobre a dieta do palhaço em seu documentário foi a seguinte: o que poderia acontecer se uma pessoa se alimentasse durante 30 dias somente com produtos oferecidos pelo Mcdonalds? E quem coloca essa ideia em prática é o próprio diretor.

Durante 1 mês ele se alimentou nessa rede 3x ao dia (incluindo até mesmo o café da manhã) onde ingeria cerca de 5000 calorias diárias, na época com 32 anos o cineasta engordou mais de 11kg além do aumento de 13% na massa corporal ele teve um aumento no colesterol, alterações de humor, disfunção sexual e gordura no fígado.

Depois dessa experiência ele precisou de 14 meses para perder tudo o que havia ganhado por meio de uma dieta vegetariana, com a dieta do palhaço ele quis mostrar como as estratégias de marketing dessas grandes redes de fast food causam um efeito drástico no estilo de vida no bem-estar físico e psicológico ao encorajar a má nutrição em favor do seu próprio lucro.

Diversos estudos apontam que o mau hábito de comer em lanchonetes de fast food tem uma relação direta com o agravamento de diversos problemas de saúde como no caso da hipertensão arterial, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer do aparelho digestivo.

A dieta do palhaço surgiu como um alerta para os pais que levam suas crianças desde cedo nessas lanchonetes mostrando como isso pode interferir no hábitos alimentares da vida toda, ela teve como principal objetivo deixar claro que o consumo frequente de fast food traz muitos prejuízos a saúde e denunciar o parente descaso das políticas públicas de saúde em relação saúde alimentar da população.

a dieta do palhaço

Depois de tantas pesquisa cientificas que comprovam que esse tipo de alimento não é saudável, algumas redes começaram a optar no “fast food saudável’, onde são oferecidos alimentos com maior taxa de nutrientes e com menos teor de gordura.

Por hoje é isso espero que esse artigo tenha ajudado a tirar as suas dúvidas sobre a dieta do palhaço. Até a próxima!

Leave a comment

Your email address will not be published.