Para ter uma alimentação saudável e equilibrada é necessário oferecer e entregar para o corpo todos os nutrientes e substâncias que são necessários para que seu bom funcionamento aconteça, permitindo dessa forma que o indivíduo mantenha uma alimentação equilibrada e uma ótima qualidade de vida.

Para isso não basta somente se alimentar de saladas e deixar as gorduras de lado, a alimentação saudável precisa ser totalmente balanceada com vitaminas e nutrientes com uma proporção correta do consumo de gorduras, proteínas, fibras, carboidratos, entre outros nutrientes.

Uma das formas de se orientar para manter uma alimentação saudável, é se basear na pirâmide alimentar, nessa pirâmide é possível entender cada grupo de alimentos e suas proporções recomendadas para que o nosso corpo recebe a quantidade certa de nutrientes que necessita.

alimentação saudável

O que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável nada mais é que uma dieta com variedades, ter equilíbrio e controle dos alimentos e comer o que é adequado. Conhecer as propriedades dos alimentos e dos ingredientes que eles contem é uma das formas de manter uma alimentação saudável.

Evitar o consumo dos alimentos industrializados é uma forma de manter a alimentação saudável, pois esses alimentos contêm muitos conservantes, gorduras e aditivos que fazem a grande parte dos nutrientes.

Como ter uma alimentação saudável?

Para ter uma alimentação saudável, você pode seguir algumas dicas e princípios, além da ingestão certa dos nutrientes que seu corpo necessita. Vamos falar mais sobre essas dicas a seguir.

Utilizar gorduras, óleos, sal e açúcar em menores quantidades para temperar seus alimentos, pois seu consumo excessivo pode contribuir para a obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares.

Para ter uma alimentação balanceada, é preciso inserir alimentos in natura a alimenteção. Inclua feijões, tubérculos, castanhas, grãos, legumes, frutas e verduras.

Comer com atenção e regularidade, em ambientes certos, se concentrar durante suas refeições é importante, não assista TV e não use o celular durante sua alimentação, preste atenção nos alimentos que está ingerindo, na sua textura e no sabor, saiba apreciar cada mordida.

Evitar consumir alimentos ultra processados, pois em seu processo de fabricação, são utilizados ingredientes como açúcar, óleos, gorduras e sal em altas quantidades. Fora isso, possuem outras substâncias como os carvões e o petróleo que não são bons para manter uma alimentação balanceada. Sempre evitar consumir , bolachas recheadas, salgadinhos, mistura para bolo, sopa em pó, macarrão instantâneo, tempero pronto e também refrigerantes.

Outra boa dica é dar preferencia para os alimentos funcionais que ajudam a prevenir as doenças. Consuma por exemplo o peixe que reduz o nível de colesterol ruim, a amêndoas, castanhas, nozes, alho e cebola que regulam o sistema imunológico. O repolho, a couve e o brócolis que protegem o organismo de vários tipos de câncer.

alimentação saudável

Mais dicas para manter uma alimentação saudável

Incluir na sua dieta uma quantidade necessária de fibra é de grande ajuda para manter a alimentação saudável. As fibras como o arroz reduzem a risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fora isso, o arroz promove saciedade e ajuda a auxiliar o peso corporal.

Fazer um cardápio semanal também te ajudará muito a manter uma alimentação balanceada, pois organizar a sua alimentação e saber variar, agregando todos os nutrientes necessários para o seu organismo é a chave para uma boa alimentação.

Faça uma lista para ter em mãos o que comprar no supermercado e opte por comprar em lugares que ofereçam grande variedade dos alimentos minimamente processados ou os in natura.

Faça boas escolhas para o seu café da manhã, ele deve ser composto por bons alimentos como cereais, tapioca, pão integral, ovo, iogurte, frutas e queijos. Além desses alimentos serem ótimos para nutrir osso organismo da forma correta, eles também vão garantir e energia que seu corpo vai precisar por dia a dia.

É importante designar horários para a sua alimentação e além disso, fazer refeições intermediarias, também ajuda muito no funcionamento do seu corpo. Coma de três em três horas, o que será ótimo para o seu intestino. No intervalo coma frutas secas, castanhas, nozes e iogurte natural.

Fora essas dicas que mencionamos, se exercitar, desenvolver e partilhar receitas culinárias te garantirão boas opções de refeições saudáveis. Quando tiver que se alimentar fora de casa, dê preferência para lugares que servem refeições que são preparadas na hora.

Outra dica é dar a alimentação o tempo que ela merece, mastigue bem os alimentos, coma sem pressa. Se oriente também e seja crítico sobre as informações nutricionais e mensagens sobre os produtos, principalmente nas propagandas comerciais.

alimentação saudável

Por que é importante manter uma alimentação saudável?

Manter uma alimentação saudável é muito importante para o funcionamento certo e correto do nosso corpo e organismo.

É necessário entender cada grupo alimentar e proporção correta que você deve ingerir, além disso saber cada função desses grupos para o seu organismo, pois assim você entende e terá no seu corpo o funcionamento fundamental para ele.

Caso contrario, seu corpo pode sofrer. Existem doenças como a diabetes, obesidade, hipertensão, osteoporose, gastrite, enxaqueca, anemia, gota e muitas outras doenças que podem ser ocasionadas devido a uma alimentação que não é equilibrada e saudável.

Benefícios em ter uma alimentação saudável

  • Bom funcionamento do intestino
  • Manutenção de um bom peso
  • Prevenir doenças cardiovasculares
  • Controlar doenças como hipertensão e diabetes
  • Prevenir o câncer
  • Combater doenças mental como a depressão
  • Melhorar a função da memória e aprendizado

Os alimentos que devem ser utilizados para manter uma dieta saudável são os minimamente processados ou in natura, como verduras, legumes, frutas, arroz integral, feijões de todas as cores e os grãos de trigo, entre outros.

Os alimentos que são processados acabam perdendo sua qualidade e estrutura nutricional e dessa forma não agrega nada ao nosso organismo. Alimentos em conserva são alguns deles, como enlatados, queijos, frutas cristalizadas.

Como lemos no artigo, para manter uma alimentação saudável devemos escolher os alimentos adequados para o bom funcionamento do nosso organismo. Evitar os alimentos ultra processados é importante assim como optar pelos alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes.

Valorize o seu corpo e sua mente, você é o que você come.

Leave a comment

Your email address will not be published.