Iniciada na Europa a Dieta Dukan virou febre ao redor do mundo e também por aqui devido a sua grande promessa de promover um emagrecimento rápido e por consequência um corpo escultural.

Criado pelo Dr Pierre Dukan um médico nutrólogo francês ela e tem como principal  objetivo ajudar as pessoas que querem perder peso de uma forma eficiente e rápida essa dieta prevê uma redução drástica no consumo de carboidratos e prioriza uma maior ingestão de gorduras e proteínas.

Essa dieta é divida em 4 fases (ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização) e promete promover uma perda de até 5kg logo na primeira semana, esse é um programa alimentar muito restritivo e conforme a pessoa avança as etapas a sua rigidez vai diminuindo.

Nas duas primeiras fases da Dieta Dukan (ataque e cruzeiro) a finalidade é a perda de peso e nas outras duas (consolidação e estabilização) tem como objetivo estabilizar a quantidade de peso que já foi perdido e o tempo de duração dela depende dos quilos que a pessoa deseja perder.

As grandes vantagens dessa dieta são a redução de peso um prazo curto de tempo tanto de gordura como de massa, as proteínas permitidas são de digestão lenta e prolongam a sensação de saciedade além disso nela não existe nenhuma limitação de quantidade de alimentos e serem consumidos e sim dos tipos deles.

dieta dukan

Veja abaixo como funciona cada fase:

– Fase 1 – Ataque: Nessa primeira fase da Dieta Dukan só é permitido o consumo de alimentos ricos em proteínas, sendo ingestão de doces e carboidratos proibida, esse fase pode durar de 2 a 7 dias e perda de peso pode chegar até a 5kg.

– Fase 2 – Cruzeiro: Nessa fase de dieta pode-se introduzir alguns tipos de legumes e verduras, porém o consumo de carboidratos ainda não é permitido e o único doce liberado é gelatina light.

Aqui os únicos temperos permitidos são o limão, azeite, vinagre balsâmico e ervas, durante essa etapa a pessoa deve intercalar 1 dia de consumo de apenas proteínas e 1 dia de consumo de proteínas, legumes e verduras até completar os 7 dias, podendo perder até 2kg.

– Fase 3-  Consolidação: Já nessa fase da Dieta Dukan além das carnes, verduras e legumes, também é possível acrescentar de 2 frutas por dia, 2 fatias de pão integral além de 40 gramas de queijos, uma porção de carboidratos (macarrão ou arroz integral), 2 refeições livres com alimentos permitidos e uma taça de vinho ou cerveja, essa fase tem duração de 10 dias 1 para cada quilo.

– Fase 4 –  Estabilização: Aqui é recomendado é fazer dieta da proteína semelhante à da fase de ataque 1x por semana, 20 minutos de atividades físicas, consumir 3 colheres de sopa de aveia e 2 litros de água por dia, chás, café e refrigerante sem açúcar são liberados com moderação.

dieta dukan

Saiba que a Dieta Dukan por ser restritiva ela pode causar fraqueza, tonturas e mal estar, antes de inicia-la é recomendado consultar um nutricionista.

Leave a comment

Your email address will not be published.