Você já deve ter ouvido falar e quam sabe até já ter consumido a linhaça dourada, mas será que você conhece quais os benefícios da linhaça dourada para o seu organismo?

Esta semente de composição complexa, possui uma composição química de cerca de 40% de lipídios, 25% de proteínas, 28% de fibras e 12% do que são consideradas sobras (correspondem a umidade, cinzas, vitaminas, e outros minerais).

Muito nutritiva, a linhaça dourada pode ser considerada uma das sementes cultivadas mais antigas do mundo. Além da linhaça dourada, também existe a linhaça marrom.

Alternativa para os vegetarianos

Por ter em sua composição ômega 3, lignanas e fibras, tem atribuídos a ela inúmeros benefícios ao corpo humano.

Pode ser consumida sem grandes restrições, e é uma alternativa eficaz àqueles que não comem peixes, sendo uma substituta excelente para a obtenção de ômega 3.

Tem ainda um componente chamado que lignana que ajuda no combate ao câncer de mama. Comparada a outros alimentos vegetais, a linhaça dourada possui cerca de 800 vezes mais lignanas que os demais.

Apenas uma colher de sopa de linhaça, pode conter até 3 gramas de fibras, contribuindo para a melhora do fluxo intestinal, ajuda ainda a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol.

Quais os benefícios da linhaça Dourada

Benefícios importantes:

Além de controlar os hormônios, também pode combater a diabetes, acne, anemia, e auxiliar nos sistemas digestivo e circulatório. É importante amassar bem antes de comer.

A linhaça dourada é mais comum em regiões de clima frio, sendo mais difícil de encontrá-la no Brasil. O óleo é extraído e pode ser usado em alimentos ou na fabricação de produtos de beleza.

Ela é considerada um alimento funcional pois seus nutrientes são bons para a saúde e traz benefícios além do que uma alimentação equilibrada. Seu teor de lipídios fazendo com que ela seja uma fonte muito rica em proteínas vegetais.

O ômega 3, presente na semente de linhaça dourada, atua no corpo alterando os mecanismos responsáveis por funções importantes.

Quais os benefícios da linhaça Dourada

Possui uma composição complexa

A semente de linhaça pode atuar na permeabilidade das membranas relacionadas à insulina, por isso é um aliado muito eficaz no combate e controle do diabetes. Sua composição contém alto teor de fibras solúveis, potássio magnésio, cálcio e fósforo.

Por ser mais indicada para cultivo em ambientes frios, no Brasil é uma cultura de inverno, e em áreas mais frias, como o norte do Rio Grande do Norte.

O ciclo de produção é curto, sendo do plantio à colheita apenas 150 dias. Além de ser uma composição saudável, a linhaça também é utilizada na indústria como ingrediente em tintas, corantes e vernizes.

Para fins medicinais, um componente da sua fórmula chamado lignana, um componente de sua fórmula, tem propriedades semelhantes ao estrogênio (hormônio feminino), por isso pode previnir o câncer de mama.

Pode ser consumida de diversas formas e também pode ser utilizada como complemento de vários pratos.

Não há restrição ao seu consumo, mas deve ser em quantidades adequadas para vitar efeitos adversos e danos aos pacientes.

Leave a comment

Your email address will not be published.