As fibras alimentares podem ser classificadas como o conjunto de algumas substancias que são resistentes a absorção e digestão no intestino dos humanos, seja com fermentação parcial ou completa no intestino grosso. Portanto, ela não é absorvida pelo corpo.

Sem fornecer as calorias, as fibras diminuem o colesterol do corpo, de açucares e gorduras e também causam uma saciedade prolongada porque ficam no estomago com os outros nutrientes por muito mais tempo, retardando a vontade de comer e consumir ainda mais calorias.

As fibras são encontradas nos alimentos que possuem o baixo teor calórico, como as verduras e as frutas. Quando você opta em comer alimentos que possuem fibras, você está optando em comer alimentos com baixa calorias.

Além de causar a sensação de saciedade, as fibras também são ótimas para regular nosso intestino, é importante lembrar que para isso, é muito importante a ingestão de muita água.

A fibras podem ser insolúveis ou solúveis, no caso das insolúveis, podemos encontra-las em cereais, cenouras, pães integrais, couve e na casca da maça, elas diminuem a constipação e aumentam o trânsito intestinal.

No caso das fibras solúveis, que a fonte vem da aveia, encontramos na própria farinha de aveia, ervilhas, feijões, maçãs, frutas cítricas e na framboesa. Essas contribuem para a qualidade de vida das pessoas, pois diminuem o trânsito intestinal. As pessoas que sofrem com isso, possuem o intestino solto e as diarreias estão presentes em sua vida.

Com o consumo dessa fibra, os efeitos positivos acontecem na microbiota intestinal e na mucosa, o que fortalece as bactérias que são benéficas para o intestino e protegem o órgão de infecções. Vamos falar mais detalhadamente sobre esse assunto.

Importância das fibras na alimentação

O que são as fibras alimentares?

As fibras alimentares possuem origem vegetal e são compostas por polissacarídeos e a união de dez monossacarídeos, como frutose, galactose, a glicose e as substancias associadas.

Essas fibras não são absorvidas pelo intestino e não sofrem a digestão, por isso, de acordo com a Anvisa, as fibras alimentares são qualquer tipo de material comestível que não são hidrolisadas no trato gastrointestinal humano.

Porém, são fermentadas pelas bactérias que estão presentes no cólon e no intestino grosso, onde são produzidos os ácidos graxos de cadeia curta e alguns gases.

Esses ácidos graxos são usados pelo organismo como fonte energética nas células do nosso intestino, onde são estimulados o funcionamento e renovação dessas células. Com isso, eles aumentam a função imunológica do corpo e facilitam a saúde óssea com a absorção de cálcio.

O que são as fibras insolúveis?

A fibras que são consideradas insolúveis são encontradas em alimentos como algumas frutas e legumes, cereais integrais, alface, espinafre e na couve. Elas também podem ser encontradas no trigo, nas hortaliças e nas raízes.

As fibras insolúveis aumentam o bolo fecal e fazem com que o trânsito intestinal diminui, evitando que a pessoa fique com dificuldade de usar o banheiro e dessa forma evita a constipação.

Importância das fibras na alimentação

O que são as fibras solúveis

A fibras solúveis são encontradas nas polpas das frutas, nas leguminosas, como o feijão e a lentilha e na aveia. Essa fibra forma um gel quando entra em contato com a água.

Por causa disso, essas fibras retardam o esvaziamento gástrico, reduzindo a insulina e os níveis pós-prandiais. Elas contribuem também para reduzir o colesterol, diminuem o trânsito no intestino e aumentam o volume fecal.

Fibras na alimentação, qual a importância?

As fibras mesmo que não sejam absorvidas pelo nosso organismo, elas são ótimas para aumentar nossa imunidade e ajudar no funcionamento do intestino.

Mudanças na rotina, estresse, ansiedade e muitos outros problemas que enfrentamos diariamente pode mexer com o nosso organismo e causar a constipação, o que não é nada bom pra a nossa saúde. O consumo das fibras diariamente ajuda com o que não aconteça a constipação.

As fibras passam direto e trabalham e auxiliam no tramite do nosso intestino, fazendo com que não temos aquela péssima sensação do intestino preso, que causa até mesmo o mau humor.

Comer aquele prato lindo de salada ajuda no emagrecimento e também a controlar o índice glicêmico e diminuindo também a digestão dos carboidratos. E fora isso, nos trazem a sensação de estarmos saciados por muito mais tempo.

As frutas, legumes e as verduras são ótimas fontes de fibras, um destaque especial para a chicória, beterraba, casca da maçã. No Brasil, a principal fonte de fibra é o feijão.

É indicado que seja consumido no dia pelo menos 25g de fibras, é importante variar a alimentação.

As frutas com mais fibras, são as maçãs, pera, abacate, ameixa, morango, mirtilo, banana, framboesa, carambola e o kiwi.

Nos legumes com maior número de fibras temos a batata-doce e a cenoura. Nas verduras, brócolis cozido, couve e alface.

Nas leguminosas temos o feijão, lentilha, soja em grão, grão-de-bico. Nos grãos temos o farelo de trigo, aveia, farinha de centeio e o pão de trigo integral.

Importância das fibras na alimentação

Concluindo sobre as fibras alimentares

Por isso é tão importante colocamos na nossa rotina alimentar o consumo das fibras, pois elas são muito benéficas para o nosso organismo. Elas podem ser encontradas em muitos alimentos, para todos os gostos, então não tem desculpas para não ingerir mais fibras na sua alimentação.

As fibras nos garantem que temos um bom funcionamento do nosso intestino, segurando mais ainda a fome para quem deseja emagrecer e ajuda ainda a prevenir doenças.

Essas fibras são mais que essenciais na nossa alimentação. Além de ser responsáveis por tronar nosso sistema digestivo com um bom funcionamento, controlando os níveis de glicose, especialmente para os diabéticos e controlando também o colesterol.

Agora você já sabe tudo sobre as fibras alimentares e porque ela é tão importante para o nosso corpo. Para quem precisa emagrecer, elas são grandes aliadas, pois ter o funcionamento adequado do intestino é um ponto muito importante no emagrecimento.

Mude seus hábitos alimentares e acrescente sempre que puder uma fonte de fibra pra a sua dieta, você verá todos os benefícios no seu corpo.

Leave a comment

Your email address will not be published.